domingo, 28 de julho de 2013

Livro: O Monge e o Executivo.

    Olá, como muitos sabem, não sou fã de leitura, mas não significa que eu não leio.  Recentemente, li um livro que uma colega lá do serviço emprestou(obrigada novamente),  do autor James C. Hunter, O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança.
   Com uma narrativa envolvente, o Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida. A princípio, Daily e os outros cincos alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso. O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir. Através da história desses personagens fascinantes , James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança, e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro. 
Sobre o autor, segundo o que está no livro: James C. Hunter é consultor chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria na área de RH e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante. 

  Algumas coisas/frases no geral que eu gostei:

  • Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é. - Margaret Thatcher
  • Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu. - Antigo Provérbio Chinês
  • O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização - Vince Lombardi Essa parte me deixou confusa que é uma maravilha, mas em outro post falarei sobre isso. 
  • Um jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo. 
  • Apenas três coisas importam: Fé, esperança e amor. 
   Pois bem, eu indico o livro, é uma ótima leitura, acredito, que a pessoa amadurece.  Ou revê certas coisas que já fez, pensou em fazer ou falar e tudo mais um pouco, o livro fala bastante sobre Deus, fé...e apesar disso, sim, eu aconselho a leitura a um ateu. 

 Algumas fotos: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...