sábado, 6 de setembro de 2014

Orcas: Baleias Assassinas ou não?

Na tradução certa, seria assassinas de baleias, porque afinal a orca é da família dos golfinhos para quem não sabe. Não vim aqui expressar o meu lado cientifico, ou falar o que sei sobre elas, mas sim comentar sobre o que as pessoas sabem sobre elas.
É ridículo, mas a maioria das pessoas conhecem baleias baseando-se no filme Free Willy, ou se não, no SeaWorld. E esses animais são mais do que isso, são mais do que a baleia que vive no aquário e foi libertada{sem querer estragar, mas na vida real, a baleia Keiko(willy) não sobreviveu quando realmente foi transferida. Keiko ficou doente, e morreu}. Essas baleias são mais do que um animal inteligente, que fazem belíssimas apresentações{na minha opinião, um lixo de apresentação}!

Eu tenho uma opinião formada, eu conheço a história de algumas orcas e detesto o SeaWorld, e se você tem curiosidade de conhecer algumas histórias também, clique aqui.




Recentemente, eu vi o filme/documentário: BlackFish, Fúria Animal:  eu indico esse filme, mesmo, porque ali tu vai ver a verdade por trás desses aquários, por trás da matança e do comportamento dessas baleias.






Algumas frases do filme e algumas cenas: 

Se você passasse 25 anos em uma banheira, não acha que ficaria um pouco irritado, ofendido, talvez um pouco psicótico? 

De noite, as baleias ficaram em um "módulo" que tinham 20 metros de cumprimento por 9 de profundida(...) elas ficavam numa piscina de metal de 6m por 9m no escuro durante 2/3 da vida delas. {aqui é mais sobre a início da história de Tili}

Como seres humanos, as orcas tem instinto profundo de vingança. 

Não registro de uma orca em seu habitat natural tenha causado mal a qualquer ser humano. 

Elas formam grandes famílias com expectativa  de vida similar dos humanos. As fêmeas podem viver até 100 anos talvez mais, os machos chegam em seus 50 - 60 anos. 

Foi de cortar o coração, como alguém pode olhar para aquilo e pensar que é moralmente aceitável? Não é! Não é nada legal. 

O colapso da dorsal acontece em 1% das baleias assassinas selvagens, sabemos disso. Mas todos os machos em cativeiros, 100% tem barbatanas dorsal caída. 

E o que aconteceria como resultado de serem jogadas com outras baleias com as quais não crescerem(...)? Haveria uma agressão exagerada. Muita violência, muita matança em cativeiro que você não vê no mar.

Cena que me chocou: É como sequestrar uma criancinha da mãe(...) quando acabou toda a caçada, havia 3 baleias mortas na rede, e mandaram Peter, Bryan e eu abrirmos as baleias, enche-las de pedras, colocar âncoras nas caldas e afundá-las. 

Cena que me chocou²: O acidente de Kandu. Já tinha visto fotos, mas não em vídeo. Além dos ataques das baleias, uma contra a outra, uma inclusive durante uma apresentação. 

Cena triste: Os gritos de sofrimento das baleias quando separadas de seus filhotes. É como tirar o filho de uma mãe! É doloroso demais escutar aqueles gritos, e não tem uma forma de confortar. 


  • No dia que a Dawn foi morta, nenhuma das orca estavam normais, nenhuma realmente se apresentou certo no SeaWorld. Tilikum estava fazendo os movimentos certos depois da apresentação das duas fêmeas, porém não estava sendo recompensado. Acredito que ele ficou frustrado e então decidiu matar, não sei, esses animais são muito imprevisíveis. Mas é uma orca, o Tili, já tinha tal comportamento e o SeaWorld sabia e escondia de seus treinados! 

  • Tilikum pode ter um histórico de matar pessoas, mas o sêmen dele vale muito dinheiro. Mais da metade dos filhotes que nasceram em cativeiros por inseminação são dele (54%). O SeaWorld nega todas as mortes que essa baleia causou, só para poder procriar. Ele põe culpa nos treinadores, ou dizem que foi um acidente mas que a orca não encostou na pessoa. Como por exemplo: Um homem "caiu" no tanque da baleia Tili, nu, de noite e morreu de hipotermia. (OI) ? No dia seguinte, Tili estava com o homem em suas costas, nadando pelo aquário como se estivesse se exibindo.  Quando aconteceu o acidente com a Dawn, disseram que a culpa foi dela, e que ela se afogou, mas tem provas mostrando que Tili, mata ela, e a segura no fundo já morta. 

Trailer do filme : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...