domingo, 30 de novembro de 2014

ADM: Contabilidade ~ 15 fatos.

Nos últimos meses falei bastante em estar ocupada fazendo o TCC de Administração, mas nunca falei sobre tal no blog. Como o blog faz parte de quem sou, resolvi colocar um pouco, mas bem pouco de adm por aqui já que fiz curso técnico. Apesar de não ser a área que quero seguir, aprendi bastante tanto profissionalmente, quanto pessoal. Enfim, espero que curtem esse assunto, e quem não tem ideia do que fazer na vida, quem sabe seja uma luz. 


  1. O objetivo da contabilidade é controlar o patrimônio(que é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica). Na contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização, com a finalidade de tomar as decisões que considerem necessárias. 
  2. Os usuários da contabilidade são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: Interno(gerentes, funcionários , diretoria), Externos(bancos, concorrentes, governo, fornecedores, clientes). 
  3. A aplicação de recursos seria o Ativo do Balanço Patrimonial, são todos os bens e direitos de propriedade da empresa, expressos em moeda, e que representam benefícios presentes ou futuros para mesma. As origens de recursos seria o Passivo, são as obrigações da empresa. Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve são as dívidas que ela contraiu. 
  4. Capital próprio consiste em todo capital dos sócios(Patrimônio líquido, lucros acumulados e reservas). É o aporte para dar início aos negócios, complementado por lucros futuramente e as reservas. 
  5. O capital de terceiros significa que é de pessoas externas à entidade. ex: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar(capital tomado emprestado) 
  6. As contas representam registros de débitos e créditos da mesma natureza ou espécie, identificadas por nomes(tributos) que qualificam elementos patrimoniais. 
  7. A conta caixa é utilizada para registrar todas as disponibilidades da empresa, tais como recursos em espécie, depósitos em bancos, aplicações no mercado financeiro, etc. está conta é movimentada a débito quando há entrada de recursos na empresa e movimentada a crédito quando há saída de recursos da empresa(pagamentos). 
  8. Tudo que é exigível, é um débito.
  9. A Razonete é uma simplificação  da representação gráfica da conta, muito utilizada para simplificar as ilustrações, explicações e resoluções de problemas. 
  10. Um plano de contas é um guia que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. 
  11. O objetivo principal de um plano de contas é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização. 
  12. O Balanço Patrimonial, representa a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.  
  13. O Balanço Patrimonial expressa de forma gráfica em valores monetários, a situação financeira de uma empresa em determinado período. 
  14. Receita é a entrada de elementos para o Ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber. Também pode ter origem em juros bancários ou de títulos - receita financeira - e até de ganhos eventuais. A obtenção de uma receita provoca um aumento no Patrimônio Líquido. 
  15. O lucro ou prejuízo de um exercício depende do confronto das receitas e das despesas, e esse resultado líquido é apurado numa conta denominada Resultado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...