quinta-feira, 30 de abril de 2015

1. Cidade dos Ossos.

 Eu não coloquei Spoiler, nada que vá estragar a leitura de alguém. 
Sinopse: Clary Fray, 15 anos, decide passar a noite em uma boate da moda em Nova York, e o maior de seus problemas provavelmente seria lidar com o truculento segurança da porta, certo? Errado. Clary testemunha um crime, e não um crime qualquer: um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por enigmáticas tatuagens, brandindo armas esquisitas. Para completar, o corpo da vítima desaparece no ar. Clary quer ligar para a polícia; quer gritar; quer chamar seu amigo, Simon que ficou na boate enquanto ela teve a infeliz ideia de perseguir o menino bonitinho de cabelo azul... Mas como explicar a eles que ninguém mais na rua enxerga os assassinos, apenas ela? Como provar que houve um crime se não há rastro algum de sangue do garoto morto - aliás, era mesmo um menino? Mas ela nem tem tempo de tomar uma decisão; logo os assassinos se apresentam para a estranha mundana que não deveria vê-los, mas vê. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace - um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua quanto Lúcifer - , a vida de Clary nunca mais será a mesma. Mesmo. Sombrio, engraçado e sexy, Cidade dos Ossos é o primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, que frequentou a lista do New York Tomes por várias semanas. 
O que está escrito atrás do livro: Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um Nephilim - filhos de anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão... Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo de Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber... 

Como eu imaginava, fiquei apaixonada pela série. Foi maravilhoso ler de fato, obviamente, em algum ponto a leitura se tornou monótoma, chatinha. Sinceramente, não teve muitas surpresas porque eu vi o filme, e por incrível que pareça, o filme até foi leal ao livro. Obvio, muitas coisas foram diferentes, alguns detalhes.... E falando em detalhes, como Cassandra é detalhista! Fiquei um pouco chateada por não ser do ponto de vista de Clary. O livro é contato do ponto de vista de uma terceira pessoa, e como todos sabem, não sou fã desse tipo de livro, mas ainda assim esse me contagiou pelo fato que nesta história, foi importante a narração em terceira pessoa porque assim podemos conhecer o ponto de vista de cada personagem.
Existem várias criaturas, como Lobisomens, Vampiros, Feiticeiros, Demônios, Sereias e até mesmo Fadas! Além de tudo isso, tem um clima de romance no ar, deixando tudo mais belo. Na verdade é um triângulo amoroso, entre Simon que é o melhor amigo de Clary que sempre foi apaixonado por ela, mas ela nunca tinha percebido. Aos poucos ela se vê apaixonada pelo Jace, um garoto lindo loiro, sarcástico e convencido, e por mais que Jace lute contra isso, ele inevitavelmente também acaba se apaixonado por Clary!!   ♥
Clary não me conquistou exatamente. Ela não faz coisa nenhuma e já se acha uma Caçadora de Sombras... Por favor, só porque se tem sangue de um não é necessariamente um. Mas, apesar disso, eu gosto dela, porque ela tem coragem, atitude!
Jace me conquistou, minha nova paixão platônica ♥ ♥  Sempre agindo como um bad boy sarcáatico como se nada o atingisse ou o machucasse, mais para o final da história ele foi mostrando o quanto ele é sensível, o que eu gostei bastante de ver a personalidade dele ser desenvolvida. A história toda é linda, magnífica, engraçada. Consegui imaginar todos os personagens do mesmo jeito que eram no filme.  Cada personagem tem uma importante tarefa na série. Ninguém é descartado.
Obviamente, tem um drama no final do livro, deixando um leve ar de curiosidade no ar. O final guarda muitos segredos para Clary e Jace, colocando muitos obstáculos entre eles. Eles não tiveram nenhum relacionamento SÉRIO durante a história. As revelações que irão se apresentar aos dois, irão mudar tudo, suas histórias, seus objetivos e tudo que acreditam e até mesmo quem são.
Indico muito esse livro, a saga em si. Eu ia fazer como fiz com Divergente, descrevendo cada capítulo, mas desisti na metade porque é difícil. Como eu disse, Cassandra é muito detalhista, se você não conhecer os personagens, você não vai entender nada da história. Tem que entender a personalidade de cada um, saber diferenciá-los.


Bom gente, é isso! Espero que tenham gostado! Quem já leu deixe sua opinião nos comentários, e quem não leu ainda espero que se interesse! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...