segunda-feira, 15 de junho de 2015

3. Cidade de Vidro.

Contém spoilers!! 

Sinopse: Para saber a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras - podemos pular a regra que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigo? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto(o que não se aplica a outras meninas...) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol. Nem o fora de Jade nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras(quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhece mais sobre seu passado - e consequentemente sobre o passado de seu irmão.... A Clave está reunida. Todos sabem que Valetim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguiu os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá se armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro - custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela. O amor é um pecado mortal e os segredos do passado serão decisivos para Clary e Jace neste terceiro volume da série Os Instrumentos Mortais, best seller do New York Times como milhões de exemplares vendidos no mundo.



Não sei exatamente o que dizer porque sou meio péssima com resenhas, se é que isso é possível.  E também porque não importa o que eu diga, nada do que eu disser, vai mostrar realmente como é...

Neste livro é onde tuuuuudo é explicado. Todas as questões que estavam deixando um ponto de interrogação bem no meio da testa foram explicadas. Definitivamente, achei o melhor livro da série até agora e não é só por causa da ação e dos acontecimentos que quase me mataram do coração, mas sim por causa do desenvolvimento dos personagens, principalmente do Alec, que se mostrou ser um ótimo guerreiro, e que finalmente assumiu seu relacionamento pelo Alto Bruxo do Brooklyn, Magnus Bane. ♥  Falando em Alec, fico com um pouco de medo, porque digamos que a Cassandra está dando muita atenção a ele. Ele está se tornando um dos personagem mais importantes, chegando a ficar no nível de Jace e Clary.

 Observando o desenvolver da história, e de Clary, podemos ver que ela deixou de ser aquele peso morto que colocava todos em perigo. Ela se tornou uma pessoa forte, que queria mostrar a todos os seus poderes e do que era capaz de fazer. Neste livro, Clary se declarou uma pessoa que se recusa a ficar apenas observando.

Jace agiu pelas costas de Clary muitas vezes, mentindo para ela(mesmo que fosse para protegê-la), inclusive brigou com ela, tratando ela mal, sendo injusto com ela. . Jace estava mais sentimental e um pouco mais insano neste livro para falar a verdade.

Conhecemos o personagem Sebastian, que por sinal era muito querido e inteligente, assim como Jace. Sebastian, é a cópia legítima de Valentim, inclusive, mais perigoso e malvado que Valentim!!

Todos os personagens cresceram e muito, se tornaram uma versão melhor de si mesmos. Inclusive Isabelle, que teve uma conversa e tanto com Clary. ♥ Quase me fez chorar. Finalmente podemos ver a evolução de Jace pelos olhos de Isabelle, o que ela sentia por ele... Foi uma conversa bastante esclarecedora.

Não posso esquecer do Diurno... Quer dizer, SIMON!! *-* A participação dele em Idris/Alicante por mais que fosse contra lei, foi extremamente importante, assim como a de Luke! Luke se manteve o mesmo dos outros livros na verdade, mas Simon, ele simplesmente está maravilhoso como vampiro. Se aproximou mais de Alec, e estava um pouco mais amigo de Jace. O vampirismo caiu bem em Simon, ele deixou de ser aquele personagem nerd e começou a ser mais atraente. Me apaixonei por este Simon!!

Quando a Jocelyn apareceu, a mãe de Clary, a reação de Clary foi totalmente o oposto do que eu imaginava. Mas com a Jocelyn de volta ao jogo, muita coisa foi esclarecida.

Não preciso dizer o quanto estou adorando o Alto Bruxo do Brooklyn né?! Valentine conseguiu executar o plano que ele tinha desde o começo da saga, o que me surpreendeu bastante na verdade.. Mas o que me surpreendeu mais ainda, é como o desfecho do plano dele se seguiu, como deu tremendamente errado! Dos três que eu li até agora, confesso que mesmo conhecendo a história, Cidade de Vidro me surpreendeu bastante... Faz eu imaginar como irá começar o próximo.

Este livro é carregado com todos os elementos que são usados para fazê-lo. Emoções, batalhas, perdas(sim, um personagem morreu. dica: uma criança), traições, surpresas e até mesmo o sarcasmo. Falando em sarcasmo, quando Max morreu (irmão mais novo dos Lightwood), Jace ficou muuuuito na defensiva, ali ficou claro o quanto ele se importava e amava aquela família... 

E para quem gosta de um bom romance, fique tranquilo porque sim, tem cenas bonitinhas sim!! Entre Clary e Jace, Sebastian e Clary(eca, mas sim), Simon e Isabelle, Simon e Maia, Alec e Magnus... Muitas cenas me comoveram neste livro, anotei todas na verdade. Todas que eu tive um pingo de emoção, eu anotei. Mas já que estamos falando em romance, vou falar apenas UMA pra vocês!(quem é fã de Clace, vai adorar) Jace pede para passar a noite com Clary, sem sexo, sem se tocar, apenas dormir tranquilo com a pessoa que ele gosta ao lado dele, pois pode ser a última noite deles. (e realmente seria se não houvesse um anjo para ressuscitar Jace) Antes de ir embora, Jace escreve uma carta sincera para Clary explicando suas ações e escolhas - queria muito ler essa carta, porque no livro, não foi bem explicada na veerdade- . Ele revela seus verdadeiros sentimentos... Foi muito especial este momento, e esta carta, porque Jace é um personagem que tem seus sentimentos mais doces apenas para ele... 
Já que já revelei spoiler mesmo, só quero dizer mais uma coisa: Jace teve muitos momentos suicidas. Todos quase morreram na verdade enquanto estavam em guerra. Mas ainda bem que não, se não teria um ódio da autora. Ainda bem que tinha um anjo quando necessário para realizar o pedido de Clary, porque se não, eu teria um ódio enorme de Cassandra assim como eu tenho da Veronica(autora da trilogia Divergente)



Ficou claro que Os Instrumentos Mortais na verdade era para ser uma Trilogia, e não uma Saga. Então tudo, exatamente tudo que começou em Cidade dos Ossos, termina em Cidade de Vidro!! 

Sinceramente, estou com um pouco de receio em continuar a ler a saga. Cidade de Vidro foi meu livro preferido até o momento desta série, e terminou perfeitamente bem, de um forma linda, de uma forma tão perfeita que eu não vejo porque ter a continuidade.{vejo sim, só estou fazendo drama}  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...